MinC vai levar atrações culturais para a Copa do Mundo na Rússia

O Ministério da Cultura (MinC) vai levar expressões da cultura brasileira para a Copa do Mundo FIFA 2018, que será realizada de 14 de junho a 15 de julho em Moscou, na Rússia. Nesta quarta-feira (14), foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) edital para seleção de uma Organização da Sociedade Civil (OSC) que se responsabilizará pela seleção e contração das atrações, que poderão ser das seguintes áreas: música, artes cênicas (teatro, dança e circo), artes visuais, audiovisual, gastronomia, literatura, moda, design, cultura popular e patrimônio cultural imaterial, entre outras.
As organizações da sociedade civil interessadas em participar da seleção têm até o dia 13 de abril para enviar suas propostas, por meio da plataforma eletrônica do Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse (Siconv), na página www.convenios.gov.br.
O MinC vai investir até R$ 3 milhões no projeto. Os recursos incluem remuneração das equipes, deslocamento, hospedagem, alimentação e materiais necessários às apresentações. Levarão vantagem na seleção as organizações que se comprometam a captar recursos adicionais, como patrocínios e doações, de forma a suplementar o valor previsto no edital.
Entre os critérios de julgamento, também contarão pontos a experiência das entidades em promover eventos de grande porte e ações no exterior, além da capacidade de reunir artistas e atrações de diferentes setores e regiões do Brasil.
A iniciativa tem como objetivos promover a cultura brasileira para os estrangeiros durante o período do torneio e contribuir para o intercâmbio e o processo de internacionalização das atividades culturais e artistas brasileiros. Além disso, também visa ampliar as oportunidades de inserção de artistas, atividades, bens e serviços culturais brasileiros no mercado internacional, em particular o russo, e atrair investimentos externos para setores criativos nacionais.

Deixe uma resposta